segunda-feira, 26 de março de 2012

Pé na Estrada - Parte 1: Orlãndia

Finalmente pude conheçer o berço do Mangalarga!!!
Em 2 dias de uma calorosa recepção pude constatar porque a tropa dos Junqueiras de Orlãndia é tão famosa e posso garantir, nunca montei tanto animal bom na minha vida. Daquela toca ainda dá para tirar MUITOS coelhos...ou melhor, cavalos.
Vamos aos detalhes.
Primeiramente fomos a fazenda Boa Esperança do Sr. Geraldo, lá tivemos uma aula de história e montei tranquilamente mais de 20 animais EXEPCIONAIS de sela, além de muito bonitos. Segue alguns:
Libano Mangalarga, uma das promessas do Sr. Geraldo. MUITO BOM DE SELA!!

Milonga Mangalarga, uma égua completa, linda e excepcional de andamento!

Nanquim Mangalarga, outra jovem e bela promessa do Sr. Geraldo como garanhão

.
No dia seguinte seguimos para fazenda Yporã do amigo Gilberto onde pude conheçer a produção do Ventaneiro e montar mais umas 20 éguas e cavalos muito acima da média em termos de comodidade e temperamento, alguns de fazer inveja aos primos Marchadores.
Bohemia do Sheik(Argentino Mangalarga X Iopa(irmã de Lanjal, pai do Ventaneiro)

Uruguaiana da Estiva(mãe do Ventaneiro) ainda em forma apesar da idade avançada
.
Por fim, fui visitar o Flávio Junqueira na fazenda Santa Rita, foi a cereja do bolo.
Tropa LINDA, ANDADEIRA, MANSA, já tinha perdido as contas de quantos animais bons já tinha visto, quando cheguei no Flávio fiquei igual a criança em parque de diversão. Tropa de ELITE!!!
Detaque para os amarilhos e para o garanhão Duelo FDJ, uma combinação da centenário tropa do Sr. Geraldo com o fino da tropa do Fausto Simões. Animal refinado como o Quantico da Janga com um sangue de 200 anos na bagagem. Coisa rara!!!
Duelo FDJ Montado!

Duelo FDJ, DEITADO!!! Isso é docilidade!!!

.
IMPRESSÕES FINAIS: Tropa muito mais bonita do que imaginava, toda criada praticamente só a pasto, muito boa de sela, comoda, rústica e de temperamento esportivo mas bastante dócil.
Formigão Mangalarga, Argentino Mangalarga e Duelo FDJ, garanhões de produção realmente muito boas e quanto as éguas tranquilamente dá para tirar algumas dezenas de cabeçeiras para qualquer tropa. Agradeço a toda família do Sr. Geraldo em nome do amigo Gilberto pela maravilhosa recepção e recomendo a todos que visitem Orlãndia pois a tropa é muito melhor do que vocês podem imaginar.
Já estou começando as tratativas para "arrancar" alguma coisa de lá...
Está dada mais uma dica!!!

4 comentários:

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Em nome de meu pai e meus irmãos agradeço ao Luiz pela visita.
Nos dá muito prazer receber este amigo que é um entusiasmando e competente cavaleiro e criador.
Para nós é mais um balizamento de nosso trabalho pela preservação do Nosso Mangalarga.
A porta está sempre aberta a você e aos demais amigos deste blog fantástico e demais criadores.
O que nos anima é saber que você anda muito por ai e tem boa noção da tropa atual e assim nos ajuda nas comparações ao mesmo tempo que ressalta as individualidades de cada plantel testado.
Mais uma vez obrigado!

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Parabéns para o Luiz e o Betão.
A Mangalarga precisa de vocês

PATRIOTA disse...

Gilberto foi realmente um prazer fazer essa visita! O bom foi constatar que a tropa de vcs não vive só do passado glorioso, como muitos dizem, mas conserva até hoje SIM uma tropa de extrema qualidade.
Quem duvidar, é só comferir como eu, pessoalmente!!!
Grande abraço

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Obrigado Luiz .
Fico feliz que pense assim porque, de nosso ponto de vista, estamos apenas continuando um trabalho pelo nosso cavalo, que sempre foi exemplo de qualidade e morfologia moderna de SELA DE VERDADE.
Bonito ele já era e de nossa parte continuará.
E pode marcar vamos continuar senguindo nosso tipo de seleçaão independente de resultados de exposições,sempre tão volúveis.
Continuamos com a frase que é nossa marca registrada:

"Nós continuamos selecionando e aprimorando o cavalo versátil que os primeiros criadores idealizaram.
Rústico,frugal,de andamento macio mas elegante,resistente às longas caminhadas mas de galope ágil e veloz para acompanhar o rítmo alucinante das caçadas,tudo conjugado à beleza funcional,à lealdade e docilidade" características.